Resenha do artigo “Nudging for Good- O caso do programa Unidos Por Crianças Mais Saudáveis”


 Viviane Villar Aparecida
Membro da LANP
Graduanda em Economia - UFV



Resultados de uma das aplicações pioneiras sobre nudge no Brasil.
A interessante abordagem do trabalho que trata de uma bem sucedida tentativa de aplicação do conceito de nudge (empurrão) aplicado à um programa que analisou a obesidade infantil, patrocinado por uma grande empresa numa cidade do interior de São Paulo.
Devido aos números alarmantes sobre obesidade infantil e sobre a expectativa de vida, uma empresa multinacional tomou a iniciativa de incetivar alguns países a aplicar técnicas para diminuir estes índices. Por meio da economia comportamental e da inteligente arquitetura da escolha, “simplificar o caminho até a escolha”, “dar feedback sobre as coisas” e “criar incentivos” são exemplos de  princípios de Thaler & Sustein (2008) sobre a aplicação do nudge.
Chamar atenção para comidas mais saudáveis, destacar combinações de alimentos nutritivos e dificultar o caminho para comidas que engordam são alguns pequenos passos que podem ser dados em direção à uma alimentação mais saudável. Foi desenvolivido um jogo virtual que estimulou as crianças a concretizar as missões no mundo real para ganharem pontos no mundo virtual e dentre essas missões estavam: comer mais frutas e verduras e se exercitar mais. Essas missões aconteciam em lugares acessíveis como a própria casa, a escola e supermercados próximos.
Depois de apenas quatro meses os resultados começaram a aparecer: aproximadamente 90% das crianças de 6 a 12 anos aderiram ao programa. Além disso, é notável destacar que as crianças ficaram mais próximas de seus pais depois da abordagem do programa, criando laços mais estreitos em suas casas.
Portanto, a aplicação da arquitetura da escolha se sucedeu de modo brilhante, sendo uma das primeiras tentativas práticas ocorridas no Brasil, incentivando também tentativas futuras.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapport

Economia Comportamental: O Nudge

Heurística da disponibilidade: a mídia e a distribuição do pânico