Resenha do artigo “Nudging for Good- O caso do programa Unidos Por Crianças Mais Saudáveis”
Viviane Villar
Aparecida
Membro da LANP
Graduanda em Economia - UFV
Resultados de uma das
aplicações pioneiras sobre nudge no Brasil.
A interessante
abordagem do trabalho que trata de uma bem sucedida tentativa de aplicação do
conceito de nudge (empurrão) aplicado à um programa que analisou a
obesidade infantil, patrocinado por uma grande empresa numa cidade do interior
de São Paulo.
Devido aos números
alarmantes sobre obesidade infantil e sobre a expectativa de vida, uma empresa
multinacional tomou a iniciativa de incetivar alguns países a aplicar técnicas
para diminuir estes índices. Por meio da economia comportamental e da
inteligente arquitetura da escolha, “simplificar o caminho até a escolha”, “dar
feedback sobre as coisas” e “criar incentivos” são exemplos de princípios de Thaler & Sustein (2008)
sobre a aplicação do nudge.
Chamar atenção para
comidas mais saudáveis, destacar combinações de alimentos nutritivos e
dificultar o caminho para comidas que engordam são alguns pequenos passos que
podem ser dados em direção à uma alimentação mais saudável. Foi desenvolivido
um jogo virtual que estimulou as crianças a concretizar as missões no mundo
real para ganharem pontos no mundo virtual e dentre essas missões estavam:
comer mais frutas e verduras e se exercitar mais. Essas missões aconteciam em
lugares acessíveis como a própria casa, a escola e supermercados próximos.
Depois de apenas quatro
meses os resultados começaram a aparecer: aproximadamente 90% das crianças de 6
a 12 anos aderiram ao programa. Além disso, é notável destacar que as crianças
ficaram mais próximas de seus pais depois da abordagem do programa, criando
laços mais estreitos em suas casas.
Portanto, a aplicação
da arquitetura da escolha se sucedeu de modo brilhante, sendo uma das primeiras
tentativas práticas ocorridas no Brasil, incentivando também tentativas
futuras.
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