O estudo do comportamento como ferramenta de avanço social

Aline Barros
Estudante de Economia UFV
Membro da LANP


A sociedade tem investido em tecnologias que atingem boa parte da população, principalmente visando avanços, sejam eles sociais ou econômicos. Entretanto, encontram-se estimativas em certas áreas do globo que demonstram que a porcentagem de adesão a certas inovações não é completa. Muitos de nós ainda relutamos em adotar certos comportamentos que poderiam inclusive melhorar a qualidade de vida de todos.
 Como, então, seria possível convencer o restante da população a adotar certas ações?A resposta, segundo Sendhil Mullainathan, economista comportamental, seria encontrada por meio de aplicações das ciências comportamentais. Em uma palestra divulgada pela plataforma TED, ele disserta sobre essa massa de pessoas que não adoram certos hábitos, sendo estes mecanismos de prevenção à problemas de saúde ou morte.
 Uma grande ilustração desse problema: a taxa de mortalidade infantil na Índia e sua relação com os índices de diarreia. Em 1960, apresentava-se 24%, enquanto no ano de 2009, após décadas desde o surgimento do soro caseiro, houve uma mostra de queda para 6.5%. Mas como atingir essa parcela que morreria devido à um problema tão simples? Por que os indianos simplesmente não se utilizam do soro para tratar a diarreia?
 Mas e se, ao invés de destacar o problema, pensarmos em maneiras de incentivar as pessoas a aderirem à solução dos problemas? Insira uma mensagem nas contas de energia elétrica sobre como seus vizinhos estão se saindo melhor que você na economia desses recursos, e você verá um efeito de pressão social que leva famílias a agirem como as outras supostamente o fazem. Crie um mecanismo de injeção de insulina instantâneo, e a adesão ao uso dela para tratar a diabetes subirá cerca de 5% (evitando, inclusive, a cegueira decorrente de diabetes).
 Investir na mudança de comportamento é o foco para que se atinja toda a sociedade. O nudge, conhecido por tentar influenciar as decisões individuais, pode agir como mecanismo de avanço social. É por meio dele que se modifica o modo de se enxergar um problema, incentivando o indivíduo a mudar sua postura nas atitudes do convívio social.

 Referência: https://www.ted.com/talks/sendhil_mullainathan#t-963612



Disponível em:

https://lanpeconomiacomportamental.home.blog/2019/01/27/o-estudo-do-comportamento-como-ferramenta-de-avanco-social/

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