Um outro olhar na tomada de decisão

Isabella Teixeira Arriello
Estudante de Economia UFV
Membro da LANP



Um dos pilares da tomada de decisão, o efeito framing é o viés que descreve a form como somos afetados por uma simples mudança em como o problema é formulado ou como as opções são enquadradas em determinadas situações. Nesse contexto, a escolha do consumidor tende a se voltar aos ganhos, a opção que parece mais favorável e positiva, o que chamamos de aversão à perda, pois o ser humano, em sua racionalidade, é avesso a qualquer tipo de perda por mais mínima que seja. O exemplo mais clássico nesse viés que auxilia em seu entendimento considera duas decisões a serem tomadas:
DECISÃO A
1) Ganho certo de R$240 ou
2) 25% de chance de ganhar R$1000 e 75% de chance de não ganhar nada
DECISÃO B
1) Perda certa de R$750 ou
2) 75% de chance de perder R$1000 e 25% de chance de não perder nada
Você escolheria A ou B? Provavelmente você respondeu A, mas se tivesse que escolher uma de cada, diria 1 em A e 2 em B, caracterizando a aversão ao risco, afinal um ganho certo e uma chance de não perder nada são muito mais favoráveis que a perda. No cotidiano, vivenciamos a presença desse viés sempre que nos deparamos com promoções do tipo “1 por R$30, 2 por apenas R$59,90” e nos damos por certos que comprar dois vale muito mais a penas que comprar apenas um, mas se fossemos colocar em questões lógicas, essa promoção não favorece o consumidor a medida que ela apresenta o mesmo preço fora da promoção. Entretanto, a maneira como é apresentada dá a entender que o consumidor sairia ganhando apenas se comprasse os dois. Essas simples situações do dia-a-dia são exemplo do quanto muitas vezes perdemos achando que estamos ganhando por causa da maneira como os produtos nos são apresentados. Portanto, a maneira como a informação é apresentada pode levar a diferentes escolhas, desde que seja mostrada de forma a parecer estar favorecendo o consumidor, mesmo este podendo escolher uma opção que lhe ofereça risco sem prestar atenção.

Disponível em:

https://lanpeconomiacomportamental.home.blog/2019/01/27/um-outro-olhar-na-tomada-de-decisao/

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