Nudge e arquitetura da escolha

Viviane Villar, estudante de Graduação do 2º período  em Economia da
Universidade Federal de Viçosa, membro da Liga Acadêmica Newton 
Paulo Bueno.


“Forma, estrutura” (AURELIO, Dicionário). De acordo com esta definição, arquitetura da escolha pode ser descrita como uma técnica de seleção para que a melhor escolha seja feita.
Nudge pode ser traduzido pro português como "empurrãozinho" ou "cutucada" e para ser considerado, é necessário ser uma técnica barata e que possa haver liberdade de escolha.

Este "empurrãozinho" pode ser aplicado de diversas formas: 
Quando recebe-se um SMS de uma operadora, informando o valor do saldo, há uma técnica de Nudge, onde a empresa a utiliza para facilitar a vida do consumidor. A disposição das comidas num restaurante também é uma técnica de Nudge, De acordo com a organização, o cliente vai consumir mais carne ou mais salada.
Tal ferramenta apresenta custos baixos e resultados imediatos e por isso países desenvolvidos estão aplicando cada vez mais. O Reino Unido e EUA equipes estão se especializando para colocarem ferramentas em prática, transformando o Nudge como aliado, seja em campanhas comerciais ou em políticas públicas.


Referências: 

Livro Nudge, de Richard Thaler e Cass Sunstein: 2008 (THALER, R.; SUNSTEIN, C. (2008). Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness. )

Guia de Economia Comportamental e Experimental / Flávia Ávila, Ana Maria Bianchi, organizadores, tradução Laura Teixeira Motta - 1ª ed. - São Paulo: EconomiaComportamental.org, 2015.

AURELIO, O mini dicionário da língua portuguesa. 4ª Edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7ª impressão - rio de Janeiro, 2002

Crédito da imagem: Paul Perton (https://www.flickr.com/photos/paulperton/)





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