Roberto de Almeida Monteiro Estudante de Economia da UFV Membro da LANP A ciência comportamental comprova que a grande maioria das decisões que tomamos no dia-a-dia são automáticas: não paramos para pensar. Usamos alguns atalhos mentais (pequenas regras, vieses) desenvolvidos ao longo de nossas vidas. Estes atalhos mentais são muitas vezes compartilhados entre pessoas da mesma cultura. Nudge é um “empurrãozinho” que leva pessoas a mudarem, de maneira previsível, seus hábitos ou comportamentos beneficiando a si e à sociedade como um todo. A ideia do nudge, segundo Cass R. Sunstein, é a de criar formas que sejam capazes de direcionar o consumidor ao passo que também preserve sua liberdade e, ao mesmo tempo, indique uma escolha padrão, um bom exemplo que deixa clara essa ideia é o funcionamento de um GPS, que indica o caminho sem obrigar o motorista a seguir aquela direção, dando uma sugestão que possa servir com base para a tomada de decisão. “Um nudge […] é qu
Comentários
Postar um comentário