Economia Comportamental nas Políticas Públicas




Jayane Lima Freitas
Estudante de Economia na UFV
Membro da LANP


Você pouparia mais se 10% do seu cheque de pagamento fosse depositado automaticamente em uma conta separada? Você se sentiria mais obrigado a pagar seus impostos se soubesse que todos os vizinhos do seu bloco os pagaram? E você usaria o secador de mão em vez de uma toalha de papel em um banheiro público se um aviso lembrasse o impacto ambiental de cortar árvores? As respostas a essas questões são importantes para os governos, pois podem ajudá-los a elaborar políticas públicas melhores e inovadoras, auxiliadas pela economia comportamental. Muitas políticas desenhadas impactarão no cotidiano de pessoas, empresas e cidades. E é neste cotidiano que reside a necessidade de promover mudanças de comportamento. As intervenções comportamentais podem ser ferramentas poderosas e de baixo custo para ajudar os governos a melhorar suas políticas públicas, levando em consideração a forma como as pessoas fazem escolhas.

O objetivo final é descobrir quais informações fornecer aos cidadãos para que tomem decisões mais informadas e isso pode ser baseado no conceito de nudge, na ideia de que pequenas mudanças no "ambiente de escolha" podem encorajar grandes mudanças nas ações das pessoas. Parte do apelo dos impulsos - tanto para aqueles que procuram mudanças como para aqueles que estão sendo convidados a mudar - é que, em vez de mudar o comportamento, os impulsos oferecem às pessoas a capacidade de tomar suas próprias decisões.



Referências: ÁVILA, F.; BIANCHI, A.; MOTTA, L. Guia de Economia Comportamental e Experimental.

https://dupress.deloitte.com/dup-us-en/focus/behavioral-economics/how-state-local-governments-can-apply-nudge-thinking.html

Disponível em:

https://lanpeconomiacomportamental.home.blog/2019/01/27/economia-comportamental-nas-politicas-publicas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapport

Economia Comportamental: O Nudge

Heurística da disponibilidade: a mídia e a distribuição do pânico