Nudge Cotidiano

Maria Alice de Souza
Estudante de Economia UFV
Membro da LANP



Para o ganhador do premio Nobel, Richard Taller, o significado de nudge, no estudo da ciência comportamental, é similar ao empurrão para a escolha certa, como descreve no seu livro. Fazendo jus a essa denominação, é possível encontrar formas de nudge no cotidiano popular.

Imaginamos o nudge como GPS, sempre indicando a melhor rota mas nunca obrigando a segui-la, o termo pode ser encontrado desde post its com obrigações diárias até em folhas de pagamento para o fundo de aposentadoria. É comum analisar nudges cotidianos mas é raro assimilar ao estudo da Economia Comportamental, visto que é um estudo ainda pouco procurado no território brasileiro, apesar de tomar posse de vários de seus ramos comportamentais. 

O nudge se encontra em suas formas básicas e também complexas, como por exemplo, você vai ao supermercado em horário de pico, e se depara ao final da sua compra, com uma grande fila para efetuar o pagamento. Enquanto você está na fila, do lado esquerdo e direito, se encontra diversos tipos de guloseimas e chocolates, um típico nudge: induz a compra dos chocolates na espera da fila, mas não de forma obrigatória, e sim, clara. 

Outro exemplo do nudge no cotidiano são os alertas atrás do maço de cigarro . Ao se comprar uma embalagem de cigarro, encontra-se consequências maléficas para a saúde de quem o consome, resultado: um nudge de forma clara, e não obrigatória, que atua na composição da prevenção contra o cigarro. 

Por fim, é possível encontrar a execução do significado nudge a todo instante, mas é sempre necessário lembrar dos requisitos para considerar tal ação como nudge: a indução de maneira explicita e com transparência, nunca de uma forma obrigatória e imperativa.



Disponível em:

https://lanpeconomiacomportamental.home.blog/2019/01/27/nudge-cotidiano/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapport

Economia Comportamental: O Nudge

Heurística da disponibilidade: a mídia e a distribuição do pânico