A interface entre a Economia
Comportamental e as Políticas Públicas: exemplos recentes aplicados ao Brasil
Parte I - (Crédito)
Lauro Marques Vicari,
membro da Liga Acadêmica Newton
Paulo Bueno e
estudante do curso de Ciências
Econômicas
da Universidade Federal de Viçosa
Os economistas comportamentais vêm empreendendo
grandes esforços na missão de promover inovações institucionais que permitam
facilitar a vida dos formuladores de políticas públicas. Aliando a criatividade
à técnica gerencial, estas iniciativas estão tornando a gestão da máquina
pública mais simples e barata, ampliando o alcance dos programas e ações
governamentais e melhorando, consequentemente, o nível de bem-estar social.
No Brasil, apesar de tímidas, algumas destas ações vêm
sendo incorporadas à agenda pública, orientando melhorias nas políticas de
setores da economia e assuntos da sociedade. Nesta série de artigos serão
listados alguns exemplos de como a economia comportamental tem auxiliado na
temática das políticas públicas do país, acrescidos de breves e
descompromissados comentários a respeito de sua funcionalidade e métodos.
CRÉDITO. Que os juros do cartão de crédito estão nas
alturas todo mundo sabe. O que ninguém lembra mesmo é o real significado da
palavra crédito. Diante deste esquecimento, um novo e pesado termo entra em
cena: a INADIMPLÊNCIA. A grande verdade é que comprar todo mundo quer, mas na
hora de pagar, muitos acabam tendo que entrar no vermelho. E se a maioria age
desta forma, então certamente, uma pessoa financeiramente bem organizada, uma
hora irá pagar pela tragédia. Os bancos e instituições de empréstimo elevarão
os juros tanto quanto puderem para limitar a tomada de crédito e então,
finalmente, a palavra voltará a fazer sentido. Ter crédito é ter
confiabilidade, boa reputação, ser bom pagador, nada mais.
Foi talvez pensando desta forma que em 2011 o
governo lançou o chamado Cadastro Positivo. Trata-se simplesmente de um sistema
com a listagem de pessoas que realizam operações de crédito e são consideradas
como ‘bons pagadores’. Este cadastro ajuda a orientar bancos e lojas na
liberação de recursos e no fornecimento de melhores condições, com o objetivo
de facilitar as comprar dos consumidores, através da oferta de menores taxas e
maiores prazos de pagamento. Entretanto, apesar deste mecanismo ter colhido
bons frutos em países como Estados Unidos, México e Chile, aqui os resultados
deixaram muito a desejar, tendo o Cadastro atingido apenas 5 milhões de
usuários.
A causa do insucesso brasileiro não está na forma
como o projeto foi desenhado, mas sim nas alterações realizadas pelos
parlamentares quando em sua tramitação. Em seu design original, o Cadastro Positivo contava com uma poderosa
ferramenta criada pelos economistas comportamentais – a opção Default – que consiste basicamente em
oferecer ao cliente ou usuário uma opção pré-selecionada que passará a vigorar
caso este não realize nenhuma alteração. Neste caso, ao executar uma compra no
cartão, por exemplo, um bom pagador já teria o seu nome automaticamente
incluído no Cadastro e já estaria â mercê de receber melhores condições em sua
próxima compra. Entretanto, no modelo que veio a prevalecer no texto final da
lei n° 12.414/2011, o cliente só passaria a constar no sistema se manifestasse
sua vontade.
Resumindo: na opção Default, você está dentro, mas pode sair se manifestar sua vontade
(opt-out); já na opção convencional, você só entra se declarar sua intenção
(opt-in). Cabe ainda questionar qual dos modelos é mais efetivo para os fins do
Cadastro? É obvio que no primeiro, uma vez que permitirá potencializar o
sistema e reverter a tragédia, fazendo com que as melhores condições concedidas
a nível individual passem a beneficiar o todo, pressionando por uma queda nas
taxas de juros e um aumento dos prazos de pagamento. No segundo e atual caso,
seja por preguiça, pressa ou desinformação, o cliente tende a não ser incluído
no cadastro, privando a coletividade dos ganhos que adviriam de sua escolha.
Mas como todo dia as esperanças se renovam, o mesmo
não deixou de acontecer para os bons pagadores. Anunciado no final de 2016, o
pacote econômico do novo governo resgatou a proposta original do Cadastro
Positivo, substituindo o modelo autorizativo pela inclusão automática. Dentre
os promissores benefícios está a redução da taxa de juros, a oferta de melhores
condições ao consumidor e – o mais importante – a queda do superendividamento,
que possibilita ainda, uma redução nos spreads
bancários. A nós cabe observar, caso isso dê certo, talvez a palavra crédito
possa voltar aos poucos para seu real significado e o sistema financeiro
consiga varrer um pouco e aos poucos o assombroso fantasma da
inadimplência.
Referências:
CAMPOS,
Eduardo. Medida para cadastro positivo é “retorno” à proposta original, de
2011. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/4809019/medida-para-cadastro-positivo-e-%3Fretorno%3F-proposta-original-de-2011>.
Acesso em 10 de janeiro de 2017.
PALÁCIO
DO PLANALTO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Adesão ao cadastro positivo será
automática. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2016/12/adesao-ao-cadastro-positivo-sera-automatica>.
Acesso em 10 de janeiro de 2017.
Excelente!
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